EMECE - Encontro de Modicades Espíritas do Ceará

O EMECE é uma atividade que congrega jovens espíritas desde 1998, sendo realizada anualmente durante o período de carnaval.
Conta com a participação de representantes das instituições espíritas, levando aos jovens que delas participam incentivos novos e profundos para a conscientização de seu papel na sociedade contemporânea e na construção da sociedade do porvir.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

DIÁRIO DO XV EMECE - DIRETO DA REDAÇÃO DA MOCIDADE ESPÍRITA VIDAL DA PENHA

ACESSE O BLOG: http://mocidadevidal.blogspot.com.br/ XV EMECE 2° dia
Iai, galera?! Hoje foi o segundo dia do XV EMECE! O dia começou muito animado e quem fez a prece inicial foi o Rei Luiz, um personagem do Teatro de Bonecos Riso de Deus. Depois, os personagens que representam o tríplice aspecto da Doutrina Espírita (Cientificando, Religando e Filosofando) fizeram uma pequena apresentação e disseram que hoje iríamos estudar o aspecto Ciência da Doutrina. Rei Luiz, um personagem do Teatro de Bonecos Riso de Deus, fazendo nossa prece inicial. Religando, Filosofando e Cientificando: personagens que estão representando o tríplice aspecto da Doutrina Espírita Como de costume, fomos divididos em diversas salas, e as tarefas e estudos que realizamos hoje, foram feitos nessas salas. Cada grupo com suas atividades, mas todos estudando sobre a Ciência na Doutrina. Eu fiquei na sala “Sem fronteiras para amar” e vou contar o que aconteceu hoje por lá. Primeiro, lemos o texto “O melhor pedaço para o melhor amigo” e fizemos uma dinâmica de apresentação. Nesta dinâmica, nossos nomes foram colocados em uma caixa e foi feito uma espécie de amigo secreto. Cada jovem sorteava o nome de uma pessoa, pegava um biscoito num pote que os monitores levaram, e repartia o biscoito com esta pessoa. Bem divertido! Depois da dinâmica de apresentação, fomos divididos em 6 grupos. Cada grupo teria que fazer um cartaz abordando pelo menos 1 dos temas que os monitores haviam colocado na lousa (bomba atômica, redes sociais, bullying, aborto e outros) e fazer uma ligação desses temas com a Doutrina Espírita e com a Ciência. Foi muito interessante. E, para terminar nossa manhã, fizemos uma atividade com algumas perguntas do Livro dos Espíritos. Os mesmos grupos da atividade anterior receberam duas placas que tinham a palavra “Sim” e “Não”. Porém, elas estavam embaralhadas e viradas para baixo. Sorteávamos um pergunta do Livro dos Espíritos e tínhamos que responder com um das plaquinhas (mesmo sem saber o que estava escrito nelas!). Se alguém não concordasse com a reposta dada pelo grupo, levantava o braço e argumentava. Depois das repostas dos jovens, a gente conferia no Livro. Momento de estudo da sala "Pra ser feliz" Intervalo do Almoço. Após o intervalo, o grupo de jovens do Centro Espírita Maria Madalena fez uma BELÍSSIMA apresentação de dança. Muito boa mesmo. Depois dessa apresentação, fomos para um momento de perguntas e respostas com todos os monitores e todos jovens. Os jovens perguntavam e os monitores respondiam. Apresentação os jovens do Centro Espírita Maria Madalena Momento de perguntas e respostas com os monitores Intervalo para o lanche. Quando voltamos do lanche, tivemos mais um momento de perguntas e respostas, depois cantamos o hino do EMECE, fizemos nossa tradicional e divertidíssima Montanha Russa e o grupo Cantar é Viver se apresentou. Cantando o hino do EMECE! Para finalizar, fizemos a prece. Resumindo : Hoje foi um dia de muuuito aprendizado e muuuita diversão! :D Até amanhã! Por Sarah S.
sábado, 9 de fevereiro de 2013 XV EMECE 1º dia Hoje foi o primeiro dia do XV EMECE! Bem, como de costume, hoje fizeram uma calorosa acolhida. Cantamos o hino do EMECE, assistimos uma apresentação do Teatro de Bonecos Riso de Deus (muito boa!) e nos divertimos com uma dinâmica que fizeram. Foi assim: imprimiram e cortaram a música tema deste EMECE ( "Pra ser feliz" do grupo Cantar é Viver) em diversos versos e saíram distribuindo para os jovens (mais ou menos dois versos para cada). Depois, tínhamos que procurar as pessoas que receberam o mesmo verso que a gente. Eita confusão! Deu tudo certo e depois cantamos a música junto com os monitores. Intervalo de 20 minutos. Quando voltamos do intervalo, assistimos outra apresentação do Teatro de Bonecos Riso de Deus com a participação de três personagens especiais: Cientificando, Religando e Filosofando. Eles representaram o tríplice aspecto da Doutrina Espírita. Foi muito engraçado! No momento seguinte o grupo Cantar é Viver fez uma apresentação para nós. Depois da apresentação deles, fizemos a prece final e...por hoje foi só! As apresentações artísticas foram muito boas! Até amanhã galera! o/ por Sarah S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário